terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Como se projecta a Touriga Nacional como casta importante e que se distingue nos Vinhos Portugueses (aspecto sensorial)?

No passado dia 9 de Dezembro durante a Wines of Portugal International Conference ocorreu o I Fórum dos Enólogos, organizado pela ViniPortugal. Esta iniciativa contou com a presença de muitos técnicos, enólogos e jornalistas do nosso país que quiseram dar o seu contributo nas 4 mesas de trabalhos que decorreram em simultâneo à volta do tema “A casta Touriga Nacional”.
Principais conclusões

Mesa Redonda 1
Painel: Nuno cancela de Abreu (moderador), João Paulo Martins (Animador), Sandra Tavares da Silva, Francisco Campos, Joana Cunha, Carlos Lucas, Tiago Alves de Sousa.
Como se projecta a Touriga Nacional como casta importante e que se distingue os Vinhos Portuguesas (aspecto sensorial)?
Sobre a temática abordada nesta mesa foram identificados três pontos de partida:
·         A selecção clonal;
·         Ponto de vista da viticultura;
·         E o facto de ser uma casta eclética.
A selecção clonal foi sem dúvida a impulsionadora desta grande casta, pois tornou-a interessante em termos de produtividade.
A viticultura demonstra que é uma casta que necessita de dedicação.
É uma casta eclética pois é transversal à produção. Versátil, origina vinhos espumantes de qualidade, roses marcados na cor, tintos frescos e elegantes ou mesmo tintos evoluídos.
A TN é uma casta suigeneris para uma casta tinta, e é no aspecto sensorial que se distingue das outras castas. Os aromas terpénicos (florais), que lhe estão associados, fazem da TN uma casta que sobressai no lote (blend).
Questionou-se se corremos o perigo na “Tourigalização”, mas a percentagem nacional não assusta, pode oscilar entre os 2% e os 4%, o que afasta o problema. No entanto, frisou-se que o trabalho que falta fazer na selecção clonal é enorme. Seria importante investir na selecção de clones que viabilizem um incremento da qualidade na enologia.
A mudança do nome da Touriga Nacional para Touriga Portuguesa não se justifica mas é fundamental a uniformidade da legislação no contra rótulo.


É importante que todos possam dar o seu contributo por isso aguardamos o seu comentário.

Sem comentários:

Enviar um comentário